Michelle Sousa

Olhos para uma boa visão
Com o avanço da medicina ocular, dos equipamentos e das técnicas, cuidar dos olhos está cada vez mais acessível.

Se os olhos são as janelas da alma, são também um dos sentidos maisimportantes que nos conectam ao mundo. Com eles ou através deles, infinitasimagens entram em nossas mentes e corações, nos permitindo ver e aprender, nostrazendo conhecimento, informação e emoção.
Mas pormuitas vezes, a importância de cuidar de nossos olhos, ou de manter a saúde deles, sequer é percebida emnossas rotinas diárias. A parte mais visível e popular ligada a necessidadedeste pequeno mas fundamental órgão, é o uso de óculos, que vai desde aproteção contra a claridade do sol até os de grau. Se existe uma supersensibilidade à claridade além do normal ou não se consegue ler adequadamente,significa que olhos não estão sendo capazes, por diversos fatores, de nosentregar uma visualização adequada de pessoas, lugares e objetos.
Dentre esses fatores, a pressão arterialdescontrolada, diabetes, uso de telas de computador e celular, ver televisão noescuro, falta de lubrificação, leitura em movimento, pouca ingestão de água,coçar os olhos e colocar os dedos não higienizados nos olhos são alguns doshábitos ou condições que podem gerar muitos problemas na saúde ocular. Emalgumas situações de urgências oftalmológicas, um não atendimento por exemplo,pode trazer sequelas irreversíveis.
Com o avanço da medicina ocular, dosequipamentos e das técnicas, cuidar dos olhos está cada vez mais acessível. Emparalelo, a difusão das informações, sobretudo com a popularização das redessociais, tem conscientizado um número cada vez maior de pessoas. Muitasclínicas particulares, além de atenderem por planos de saúde, flexibilizambastante as formas de pagamento para os pacientes sem plano, pois em algumassituações, o custo pode ser elevado. Há também programas de residência médicaou especialização de médicos oftalmologistas, por onde é possível atenderpacientes que necessitam de cirurgias mais complexas, a preços mais acessíveis.Tais programas têm vagas limitadas e dependem de uma análise individual de cadacaso para serem classificados de acordo com os critérios de atendimento, nestamodalidade.
Um destes programas é o Fellowship em Retinaque foi criado e é supervisionado pelo médico oftalmologista Dr. RafaelYamamoto do departamento de Retina e Vítreo do Visão Hospital de Olhos deBrasília. O projeto primeiramente é uma ação educacional voltada paraoftalmologistas que desejam se subespecializar em retina e vítreo,proporcionando uma formação prática e aprofundada na área. É o caso do Dr.Leandro Cotta que, há 1 ano e meio, faz a sua especialização na clínica: “Paramim é um programa que me permite melhorar as minhas habilidades técnicas ecirúrgicas. O Dr Rafael é uma pessoa excepcional que além de ter uma mão muitoboa, ensina muito bem e tem uma vocação educacional diferenciada”, afirma o Dr.Leandro enquanto destaca os benefícios que o programa traz a muitos pacientes.
Além de objetivo de formação emsubespecialidade dentro da especialidade médica, o programa tem um objetivosecundário que é atender pacientes do Ambulatório Social Dr. João Pacinni, doHospital, como explica o Dr.Rafael: “Nós atendemos pacientes de oftalmologiageral sem custo, mas que às vezes necessitam de cirurgia de retina, laser,exames que são realizados com custo reduzido ou até sem custo. Tentamosresolver o problema do paciente na parte da retina, ficando com ele na verdadea parte dos insumos. Hoje, o grande problema na oftalmologia, é ser umaespecialidade muito cara, não pela mão de obra, mas pela tecnologia embutida”conclui.
Pacientes são gratos por esse projeto e muitoschoram quando falam do programa, é o caso da jornalista e assessora deimprensa, Michelle Souza: “Quando soube queteria que fazer uma cirurgia emergencial por conta do deslocamento de retina,por meio de uma inflamação da toxoplasmose ocular, eu entrei em desespero. Masfui apresentada para esse projeto maravilhoso, nas mãos incríveis dessesprofissionais, só tenho que agradecer”, explicou a jornalista.
SOBRE ODR. RAFAEL YAMAMOTO:
O Dr. Rafael Yamamoto é o head e supervisor do programa de fellowship nodepartamento de Retina e Vítreo do Visão Hospital de Olhos. Ele possuigraduação em Medicina pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), residênciaem Oftalmologia pelo Centro de Referência em Oftalmologia (CEROF) da UniversidadeFederal de Goiás (UFG) e fellowship em Retina e Vítreo pelo CEROF/UFG e peloCentro Brasileiro de Cirurgia de Olhos (CBCO). Além disso, é membro daSociedade Brasileira de Retina e Vítreo e da American Society of RetinaSpecialists.
Serviço:
Programa Fellowshio;
Visão Hospital de Olhos de Brasília
COMENTÁRIOS