Transferência simbólica da capital para a cidade de Goiás ocorre nesta segunda-feira
A solenidade de instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no município, em frente ao Palácio Conde dos Arcos, às 17h30

A transferência simbólica de capital para a cidade de Goiás acontece nesta segunda-feira (28), com a presença do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e da coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado. A solenidade de instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no município, em frente ao Palácio Conde dos Arcos, às 17h30.
Esta cerimônia faz parte das comemorações oficiais da fundação da antiga capital e inclui a inauguração da obra “Solo Goiano”, do artista Siron Franco, que marca o início das homenagens pelos 300 anos da cidade de Goiás. As programações, contudo, começam às 9h, quando o chefe do Executivo goiano inaugura a nova unidade do Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec), no Bairro São Francisco. A estrutura representa um investimento de R$ 9,7 milhões e vai ofertar cursos técnicos gratuitos em diversas áreas. No mesmo local, Caiado vai lançar o projeto Rota da Fé – Peregrinando pelas Igrejas de Goiás e o livro “Goiás Todas as Cores”.
Já às 10h45, Caiado visita à Igreja Nossa Senhora do Carmo, no centro da cidade, indo para o Hospital São Pedro D’Alcântara, às 11h50, para entregar um tomógrafo doado pela Secretaria de Estado da Saúde em comemoração aos 200 anos da unidade. Avaliado em R$ 458 mil, o equipamento reforçará a estrutura do hospital, que atende a população de mais de 40 municípios da região.
Programação:
• 9h: Inauguração do Cotec e Lançamento do Projeto Rota da Fé
Onde: Rua Aeroporto, Bairro São Francisco
• 10h45: Visita à Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Onde: Rua Hugo Ramos, nº 20, Centro
• 11h50: Entrega de tomógrafo ao Hospital São Pedro D’Alcântara
Onde: Hospital São Pedro D’Alcântara
• 17h30: Solenidade de instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário
Onde: Em frente ao Palácio Conde dos Arcos
Transferência A transferência da capital para a cidade de Goiás ocorre desde 1961, época do governo Mauro Borges. Em 1978, o governador Ary Valadão revogou a lei sobre o tema, mas a tradição foi retomada a partir de 1984 pelo governador Iris Rezende. Em 2020, houve a suspensão devido à pandemia de Covid-19, sendo retomada em 2022.
COMENTÁRIOS