Seja bem-vindo
Brasília,28/07/2025

  • A +
  • A -

Embaixada dos EUA chama ministro Alexandre de Moraes de “coração pulsante da perseguição” contra Bolsonaro

O Departamento de Estado declarou que o Brasil estaria violando princípios fundamentais do devido processo legal e da liberdade de expressão


Embaixada dos EUA chama ministro Alexandre de Moraes de “coração pulsante da perseguição” contra Bolsonaro Especialistas em relações internacionais alertam que as declarações contra Moraes podem trazer prejuízos para a diplomacia bilateral entre Brasil e Estados Unidos (Foto: TSE/Wikimedia)

A Embaixada dos Estados Unidos em Brasília publicou uma mensagem em seu perfil oficial na rede X, em que acusa o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal brasileiro. A postagem descreve o magistrado como o “coração pulsante do complexo de perseguição e censura contra Bolsonaro”, em referência às investigações sobre a tentativa de golpe de Estado e os ataques à democracia conduzidos sob sua relatoria.

O texto reproduz a declaração feita pelo secretário de Estado para a Diplomacia Pública e Assuntos Públicos do governo americano, Darren Beattie, que afirmou: “Graças à liderança do presidente Trump e do secretário Rubio, estamos atentos e tomando as devidas providências” em relação ao caso.

O Departamento de Estado declarou que o Brasil estaria violando princípios fundamentais do devido processo legal e da liberdade de expressão. O secretário Marco Rubio afirmou que “os Estados Unidos não podem se calar diante de abusos de poder disfarçados de legalidade” e acusou o Supremo Tribunal Federal de realizar uma “caça às bruxas com motivação política”. A menção direta a Moraes acirrou os ânimos no cenário político brasileiro e provocou reações imediatas.

O Itamaraty convocou o encarregado de negócios dos EUA em Brasília para prestar esclarecimentos. Em pronunciamento público, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que “o Brasil não aceitará interferência externa em suas instituições democráticas” e reforçou que o Judiciário brasileiro age com independência.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.