Seja bem-vindo
Brasília,02/08/2025

  • A +
  • A -

Atingidos por enchentes do RS podem requerer Auxílio Reconstrução

agenciabrasil.ebc.com.br
Atingidos por enchentes do RS podem requerer Auxílio Reconstrução

Dez mil famílias que ficaram em abrigos públicos durante as enchentes no Rio Grande do Sul vão receber o Auxílio Reconstrução, no valor de R$ 5 mil. O benefício vai ser pago depois do dia 3 de fevereiro, já que este é o prazo final para que as prefeituras preencham os dados de todos os integrantes da família, além dos endereços dos abrigos.



As vítimas beneficiadas podem usar o Auxílio Reconstrução na compra de móveis, eletrodomésticos e utensílios perdidos nas enchentes. O dinheiro também pode ser utilizado em pequenas reformas de residências parcialmente destruídas pelo desastre. Portanto, cada família pode utilizar o benefício da forma que achar melhor.



Para verificar se os dados da família foram enviados pela prefeitura, é preciso acessar o sistema do Auxílio Reconstrução com a senha do Gov.br. A pessoa designada como responsável familiar é quem vai receber o benefício. Ela deve ser preferencialmente do sexo feminino e ter idade mínima de dezesseis anos.



O programa contempla 444 municípios do Rio Grande do Sul que tiveram situação de emergência ou de calamidade pública reconhecida pelo Governo Federal até o dia 7 de junho de 2024. Desde a criação do Auxílio Reconstrução até o mês de junho, mais de 400 mil cadastros já foram aprovados.



Podem receber o benefício as famílias desalojadas ou desabrigadas que moram em áreas inundadas ou danificadas por enxurradas ou deslizamentos, por causa dos eventos climáticos nos municípios que tiveram a situação de emergência ou o estado de calamidade pública.







Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.