Fábio Andrade

Receita Federal libera consulta ao 2º lote de restituição do IR 2025 nesta segunda (23)
O pagamento do segundo lote será realizado em 30 de junho, na conta bancária ou chave Pix informada na declaração do Imposto de Renda

A partir das 10h desta segunda-feira, 23 de junho, a Receita Federal abriu a consulta ao segundo lote de pagamentos da restituição do Imposto de Renda (IR) para pessoas físicas de 2025. Este é considerado o maior lote da história, tanto em número de contribuintes quanto em valor, contemplando 6.545.322 pessoas com um total de R$ 11 bilhões.
O montante será destinado primeiramente a contribuintes com prioridade no reembolso. Desse total, 4.764.634 utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix. Outros grupos prioritários incluem 1.044.585 pessoas com idade entre 60 e 79 anos, 496.650 professores, 148.090 indivíduos com mais de 80 anos, e 91.363 pessoas com deficiência física ou mental ou doença grave.
Como consultar a restituição e o que fazer se não estiver no lote
Para saber se a restituição estará disponível, o contribuinte deve acessar o aplicativo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar em “Consultar a Restituição”. A Receita Federal também oferece orientações e canais de serviço em sua página oficial, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração por meio do extrato de processamento, acessado no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).
O pagamento do segundo lote será realizado em 30 de junho, na conta bancária ou chave Pix informada na declaração do Imposto de Renda. Se o contribuinte não estiver na lista deste lote, é necessário acessar o e-CAC e verificar o extrato da declaração. Caso seja identificada alguma pendência, é possível retificar a declaração para corrigir as informações equivocadas.
Atenção aos golpes e comunicações falsas
É crucial redobrar a atenção para comunicações falsas se passando pela Receita Federal, que tendem a aumentar no período pós-declaração. André Cavalcanti alerta: “E-mails, ligações ou mensagens de texto não são canais utilizados pela Receita Federal, e caso qualquer comunicado seja entregue ao contribuinte, o único portal de consulta deverá ser o da Receita Federal. Nenhuma guia de pagamento para regularização é enviada para o contribuinte que não seja emitida diretamente pelo portal oficial.”
Fique atento e utilize apenas os canais oficiais da Receita Federal para consultar informações sobre sua restituição e evitar cair em golpes.
COMENTÁRIOS