João Costa

Peça antirracista com estudantes de escola pública no Gama estreia nesta sexta-feira (16)
exclusivo

Produzida pela Companhia de Teatro Semente, espetáculo 'Corpo Fechado' passará pela unidade do Sesc Ceilândia. Espetáculo fica em cartaz até 18 de maio
Estreia, nesta sexta-feira (16) o espetáculo teatral Corpo fechado, produção de caráter antirracista e pedagógico que conta com elenco formado por estudantes do Centro Educacional 8 (CED 08) do Gama. Engajado na luta contra o racismo estrutural, a peça tem classificação indicativa de 14 anos e busca trazer consciência racial e social da juventude negra, trazendo a gramática, ginga e maneirismo periférico.
Tata Luazi Luango, líder de comunidade tradicional de Candomblé raíz Angola Kongo e Diretor Artístico, ressalta a importância das tecnologias ancestrais para educação antirracista. "As Periferias e Comunidades, os Quilombos e Terreiros, são frutos das tecnologias e estratégias de pessoas negras contra a violência colonial. Portanto, utilizar-se da PedagoGinga -- ferramenta para a educação antirracista -- é reconhecer que os saberes ancestrais não estão no pretérito e sim no presente", defende.
Ecoando as vozes de Luísa Mahin, que liderou levantes de escravizados na Bahia; de Dandara, símbolo da resistência quilombola; de Maria Firmina dos Reis, escritora abolicionista; e de tantas outras que lutaram por liberdade e direitos civis, o espetáculo 'Corpo Fechado' é uma manifestação das tecnologias ancestrais presente no agora, uma vez que o racismo persiste e insiste.
A concepção do espetáculo partiu da necessidade de praticar a educação antirracista teorizada por acadêmicos e valorizar o lugar de fala de atrizes e atores negros, conectando a pedagogia e estética dos terreiros.
A temporada 2024, que contou com a produção da Kitanda Cultura de Terreiro, teve público de estimado de 2.300 pessoas, em 22 sessões, e foi apresentada em quatro escolas públicas, no Espaço Semente de Teatro e no Teatro dos Bancários.
Serviço
Espetáculo Teatral Corpo Fechado
Teatro Newton Rossi, No Sesc Ceilândia Norte - dias 16, 17 e 18 de maio.
Às sextas e sábados a peça começa às 20h. No domingo, às 19h.
Os ingressos custam R$30 a inteira e R$15 a meia e podem ser comprados pela plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/corpo-fechado/2927744
COMENTÁRIOS